19 março 2018

Do Cantinho da Shadow: BBB18 - O outro lado dos bastidores do Poder e mais um Paredão


Um reality que se preze deveria primar pela imparcialidade de quem o faz. 

Por princípio, ele acontece a partir das relações interpessoais, alianças formadas, conflitos e contradições inerentes à convivência em grupo e à empatia e rejeições que isso provoca no público. Para tanto, é fundamental o mais completo e total isolamento e o mínimo de informações externas.

Nesse sentido, sou essencialmente purista: tolerância zero a interferências, inserções e ingerências de fora. Foi isso que fez as primeiras edições do BBB valerem a pena. Quem fazia o show eram os confinados, não a produção com suas pirotecnias, como se vê hoje.

Quando um participante é separado do convívio dos demais por três dias, cercado de mordomias, isso é inoportuno e contrário à regra básica de conviver e interagir em grupo. A pessoa em questão ganha maior visibilidade e novo fôlego, em detrimento dos demais. E o pior, ao lhe darem a conhecer, pelo PPV, a forma como os demais se relacionam e estão aliados, arruína-se por completo o interessante e surpreendente jogo interno que alguns possam estar fazendo. 

Pois é... e foi assim que na semana em que OGlobo foi invadido e depredado por mulheres do MST, uma de suas militantes era beneficiada com a falsa eliminação, tratada tal e qual heroína de novela e colocada em destaque como favorita ao prêmio por aqueles que fazem o BBB. A mesma pessoa que já debochou e posou com cartazes incentivando “tombar a Globo”.... E quem poderá dizer que a Jean Wyllys de saia não está tombando??? Não satisfeitos, ainda fizeram uma associação forçada do twist com a novela das oito. Algo de uma desonestidade ímpar. Que flopada Rede Globo!!!

Tudo pasteurizado e difícil de digerir. 

Aliás, a eliminação fake não foi surpresa para ninguém. Todos ali sabiam que a Gleici retornaria, até pela forma ruidosa com que ela se portou no período em que esteve no quarto exclusivo. A propósito, é surpreendente que os confinados antecipem antes do público ser comunicado, quando e a que horas o big fone vai tocar, que a prova do líder da semana será de resistência, que um dos emparedados não será eliminado, que o paredão será triplo, que o anjo será autoimune... Haja poder de vidência, não?!? Façaofavor!!! 

Sabe-se lá porque Gleici é a escolhida e queridinha da vez nos bastidores do poder do BBB, tendo sido - inclusive - a única a ser informada, haver sido a menos votada no primeiro paredão triplo do qual se salvou e, agora, ter direito até a bandeira do seu Estado pendurada no quarto do líder. E a do Rio de Janeiro??? Cadê??? Ao que conste os outros dois líderes são cariocas!!! E se há um Estado que hoje está sendo regado por sangue e lágrimas e não deve ser esquecido é o do Rio. Embora, o BBB não seja lugar para se levantar bandeiras ou regionalismos, sejam eles quais forem, não é mesmo?!?

Quando a bandeira do Acre é exposta, apela-se para o nacionalismo das pessoas. E isso nada tem de inocente. Vai ao encontro do que a Gleici insinuou à Ana Clara: “o BBBrasil deve ser ganho por quem é brasileiro”, em nítida oposição ao Kaysar, refugiado sírio. Tenho algumas restrições ao Kaysar, mas reconheço que a exposição da bandeira foi tendenciosa e inapropriada. Nada é por acaso. 

De mais a mais, nesta edição, nítidas têm sido as manobras para enfraquecer e empanar o favoritismo de outros participantes. Apesar da garota acreana, enquanto participante, ser pouco carismática e em nada ajudar a quem se esforça por alavancar o seu favoritismo. É vitimista, preguiçosa, forçada com suas caras e bocas, rancorosa, egoísta, pouco solidária e como bem a catalogou o Diego: arrogante. Aqueles que a compram, na verdade estão comprando o discurso do pobrinho, do politicamente correto e do coitadismo forçado. 

Gleici “o retorno”, confirmou isso. A pessoa voltou totalmente descompensada, sentindo-se “a eleita”, disparando em todas as direções, pronta para fazer a sua ocupação nas dependências do BBB com o mais que batido e odiento discurso do “eu pura” x “nós dubem” x “eles du mau”.

Espetáculo deprimente de quem não soube aproveitar a vantagem que lhe foi dada no jogo. Mil vezes o “Olha elaaaa...” da Ana Paula Renault do que o discurso panfletário de Gleici. Ao menos a outra nos fez rir.

Razão tem quem diz que para se conhecer uma pessoa, dê-lhe poder. Ele (o poder) corrompe e consegue extrair o que alguns têm de pior.

É evidente a transformação que ele causou na Gleici e Ana Clara. Estão literalmente cegas, enxergando apenas o que lhes interessa. Juntas subiram no pedestal à espera da final. Já dão a vitória como certa e pouco parecem se importar com os demais ou até mesmo com o Ayrton.  Filha e Gleici, que tanto criticaram o Caruso por “desrespeitar” o papito, foram incapazes de ouvi-lo e se solidarizar com ele no momento de indicar duas pessoas ao paredão. É quando a fala e as ações sinalizam a incoerência e falta de verdade dos participantes.

As sucessivas lideranças do Ayrton e Ana Clara, bem como, a volta da Gleici embalada por “Blaze of Glory”, têm pesado mais contra do que a favor deles. Fato!!!

O quarto do líder é uma armadilha. Embevecidos pelo conforto e quitutes, os líderes acabam por se isolar do restante da casa, limitando sua interação às imagens que veem na TV, o que os estimula a desdenhar, debochar e subestimar os demais. Hoje, Gleici e Ana Clara, deitadas na cama do líder, remetem a Ana Paula e Patrícia. O mesmo quarto. A mesma cama. O mesmo roteiro.

O ranço de Gleici com a Jéssica é desmedido e transcende a haver sido votada por esta. É inveja mesmo!!! Desde que retornou à casa, ela tem batido na loirinha para convencer os demais a votarem nela. Nem a Ana Lúcia chegaria a tanto!!! “Levanta a cabeça princesa, a tua coroa incomoda!!!”. 

Da mesma forma, a amargura que Ana Clara não consegue mais disfarçar, tem a ver com a conhecida rivalidade feminina. Até certo ponto compreensível, haja vista que foi preterida pelo Breno duas vezes. Primeiro com a Jaqueline, depois com a Paula. Quem conhece a alma de uma mulher, sabe que isso dói e faz sangrar o amor-próprio e que inexoravelmente - mais cedo ou mais tarde - trará consequências. Até aqui, ela tentava se mostrar superior, bastou sentir-se empoderada para começar a cogitar, de “brincadeirinha”, colocar o Breno no paredão e a apontar um suposto distanciamento da Paula, preparando assim o terreno para futuras indicações. Acontece que a Paula não mudou. Quem se encastelou e distanciou foram ela e a Gleici.

De interessante e hilário nesse tedioso triângulo, apenas e tão somente a reação e satisfação do Ayrton ao constatar que Breno e Paula, afinal, decidiram oficializar a ficada. Sem perder tempo e pra evitar arrependimentos, aproximou-se efusivamente dos dois, para cumprimentá-los e dizer que formam um lindo casal. Ahahaha... Impagável!!! Papito papito... se a Ana Clara pudesse, te mandava pro paredão!!!

É uma pena que o desejo de vingança de quem vota, supere a desconstrução de um jogo que está sendo forjado e delineado nas coxias. Neste momento, as torcidas juntas pretendem eliminar com alto índice de rejeição o Diego, quando deveriam focar na eliminação da Gleici para dar sobrevida aos seus favoritos e não embarcar na manipulação de quem controla o jogo nos bastidores, até mesmo para que o Wagner não venha a tirar o lugar de outros mais merecedores. Sempre é bom lembrar que ele conta com a proteção dos “dubem”. De longe, ele é o jogador mais perigoso, falso e traiçoeiro que tem ali, em quem apenas o Kaysar vota.

Diego é um excelente estrategista. Seu jogo ficou contaminado pela proximidade com a Ana Paula e a Patrícia, que apostaram em desconstruir os adversários, enquanto ele apostava em probabilidades e a sobrevivência. Tem uma admirável visão da dinâmica e do jogo de cada um. As três plaquinhas imaginárias que tanto incomodaram Gleici, Ana Clara e Wagner, foram precisas. Conseguiu resumir em três palavras: arrogância, hipocrisia e covardia, a posição que hoje eles têm no jogo. E o mais interessante: já percebeu o direcionamento que está sendo feito por trás dos espelhos. Ontem ao indicar a Gleici, como bom jogador, foi pro tudo ou nada, o mano a mano. No lugar dele, teria feito o mesmo. 

Pena!!! Com a provável eliminação do Diego perdem o jogo, os demais participantes, o público e a próxima edição do BBB. A mensagem subliminar que fica é: “Se quiser vencer, durma não se exponha; ao acordar, vitimize-se e diga estar sendo perseguido; induza os votos realçando que o seu jogo é limpo e que vota com o coração; deixe claro que você é “dubem”, os “dumau” são os outros... ah... e não se esqueça de levar a bandeira do seu Estado pra agitá-la em dias de paredão”. Receita certa para o antijogo, direcionamento, marasmo e tédio. 


Shadow / Mariasun Montañés
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando




134 comentários:

  1. Arrasou muito.
    Onde assino?
    Hoje a Globo ainda memonta uma mesa redonda enaltecendo Anabelle. Nós devemos merecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... Onde assino é ótimo!!!

      Beijo minha querida!!!

      Excluir
  2. EXCELENTE IMPECÁVEL. Eu desliguei PPV ontem. Só vou ver provas, votação e olhe lá. Nessa 3a nem vou assistir. Volto a ver só se algo acontecer que me faça ter vontade de assistir de novo. Como nos últimos 4 BBBs deixo de ver bem antes que acabe. Saudade dos bons BBBs que não voltaram mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laurita,
      Confesso que também perdi o élan. Sequer as provas e os twists empolgam. São repetição do que já se viu.

      Ao menos em AFazenda as provas são boas e criativas. E apesar do direcionismo dos envelopes, sempre há a expectativa e o efeito surpresa para os peões e o público.

      Saudade dos primeiros e bons BBBs, onde o menos era o mais.

      Beijo minha querida!!!

      Excluir
    2. saudades dos primeiros bbbs. Realmente o Diego tem um visão boa do jogo. Tanto que dias desses conversando com o Caruso a respeito do ultimo paredão que eles dizem que estavam gritando LEITE .O Diego falou que não fazia sentindo outras torcidas gritarem Gleici e se isso estava acontecendo que era melhor dar o premio pra ela. que não tinha mais o porque estar ali.

      Excluir
    3. Verdade Andréa. Perdeu-se a essência e a espontaneidade dos primeiros BBBs.

      Deixarem o som aberto com uma claque gritando o nome da Gleici num paredão onde ela não estava, foi outro absurdo. Não passou despercebido ao Diego. De fato ele tem uma boa visão de jogo.

      Grata pelo comentário e adendo!!!
      Bjs.

      Excluir
  3. Finalmente encontrei alguém lúcido! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional !! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Sensacional. Excelente texto

    ResponderExcluir
  6. Shadow o Diego simplesmente não quer mais jogar.Como vc mesmo falou,ele já viu que a direção tem os seus finalistas e que ele é um mero coadjuvante.
    Percebi a apatia dele a alguns dias e acho coerente da parte dele não querer mais participar dessa manipulação descarada da direção do programa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Vanessa!!! Ele cansou. Percebeu que é muito desgaste pra não chegar a lugar algum. Apenas garantir a audiência.

      Bj.

      Excluir
  7. Shadow já lhe dei o parabéns em algum post anterior. Mas desta vez, acho que vc viajou na maionese em alguns comentários sobre a Gleici e AC. Enfim, é uma questão de percepção do jogo. Agora eu fico confuso aqui, porque primeiro o votalhada me alerta, censura, a eu não falar de política, uma bobagem que disse que é bonito uma pessoa fazer militância por justiça social e que há uma ignorância política e histórica em torno disso, porque alguém criticou o ser militante. Mandela Lutherking fizeram militância contra o racismo. E todos somos seres políticos como diz Aristóteles. Aí de repente me deparo com seu texto político falando em MST, protestando em frente O Globo. Não foi só o MST, mas vários movimentos de todo tipo de luta e de todas as cores. Então como é que é: pode ou não politizar o BBB, no Votalhada? Porque é impossível hoje dissociar Gleisi da sua inclinação política, e aqui os antipetistas ou anti-esquerdistas aproveitam a toda hora para associar Gleisi ao PT, MST...quase chamando de uma criminosa. Está nas regras do votalhada que não pode falar de política. Agora ofensas de toda ordem são liberadas. Eu acho que é preciso esclarecer isso, porque já vi coisas aqui passíveis até de processo por danos morais pelas famílias dos concorrentes. Aí vcs avisam que a responsabilidade é de quem escreve, esquivando da responsabilidade da publicação. Há contradições pelo que estou vendo aqui. Dois pesos e duas medidas. Pessoas aqui que faltam com respeito não são chamadas atenção, talvez, por amizade próxima, e outras são. Talvez, seja o último comentário que esteja fazendo aqui. Mas liberdade de expressão e democracia da fala tem seus efeitos colaterais. Já faço a auto-censura para não passar do ponto, mas tou vendo que há uma certa dureza do votalhada com certos comentários e uma frouxidão com outros. Desculpe, mas tive que falar isso. Não sou de me calar. Shadow, hoje senti vc mais torcedora apaixonada do que uma articulista menos parcial, não que vc não possa ser torcedora, mas vc escreveu de forma muito brava com Gleisi, inclusive, comprando a tese falsa de Diego sobre as plaquinhas em Gleisi e Ana Clara de que são soberbas, desumildes e hipócritas . E o próprio Diego admitiu a soberba e arrogância dele pro Airton, depois do paredão. Uma coisa é ser humilde, outra coisa é não ser saco de pancada e se defender das hostilidades eufemísticas. Não vejo nada de vitimismo na Gleici, mas sim de uma perseguição implacável que tempero de preconceito velado nas falas e intenções de Diego e Jéssica e um mecanismo de auto-defesa de Gleisi. Por isso que falei que conheço um pouco como é a classe média conservadora paraense, e Diego me lembra muito bem o comportamento hipócrita dela, de um falso educadismo, uma falsa elegância na fala mansa. Mas de qualquer forma respeito sua opinião, que a meu ver, em vários pontos está equivocada. É isso. Não leve isso como ofensa, mas como uma crítica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis.
      Os comentaristas permanentes, tem responsabilidade e respondem por aquilo que escrevem. Nos textos que você manda, fora dos comentários comuns, tudo é publicado.

      Agora, nos comentários comuns, acontece que um fala vermelho, o outro fala, azul, p vermelho já chama o azul de hipócrita e o azul já chama o vermelho de ladrão e por aí vai. Tá feita a briga.

      Isso o Votalhada não quer.

      Comentaristas permanentes do blog tem total liberdade de expor o que quiser nas suas colunas ou nas colunas disponibilizadas pelo blog. Você tem esse privilégio.

      Abraço.

      Excluir
    2. Valeu o esclarecimento... amanhã escreverei sobre a saída do participante...

      Excluir
    3. Luís Vitor,
      Sempre defendi que os participantes devem ser analisados a partir da narrativa contada dentro do reality. Porém, quando a bandeira de um Estado Federativo é pendurada na parede e a questão de quem somente é brasileiro merece estar lá, a política é colocada na mesa e a discussão se amplia. Apenas isso.

      No mais, é como você diz. Os participantes não são vistos por todos da mesma forma. Ainda bem!!!

      Um forte abraço!!!

      Excluir
    4. Luis Lima, não é atoa que não leio mais seus textos ou comentários, li seu comentário aqui, pq antes li a resposta a você do Luis Votalhada e da Shadow. Porque já vi vc "bater boca" com comentaristas de seus textos. És o tipo de pessoa que adora aparecer, nem que seja através de seus ataques à comentaristas ou à autores de texto. Vc sempre ameaça, "este é meu último comentário" ou meu último texto. Bom seria se vc não ameaçasse e sim o fizesse. Acho uma falta de respeito mto grande de sua parte para com a autora do Texto que aliás está há mil anos luz a sua frente. Shadow sempre respondeu à comentarista com mta delicadeza e educação. Ainda diz, não leve como ofensa e sim como uma crítica. Quem é você para criticar um texto de Shadow? Quando acabar o BBB você vai querer aparecer como? Faz o seguinte: se junte à Caravana do Lula pelo Sul, lá com certeza vc vai aparecer até na TV, e fugir com ele de helicóptero com foi hoje em Bagé.

      Excluir
    5. esqueci de acrescentar: seus ataques ao Votalhada tbm que lhe deu a grande oportunidade de vc aparecer.

      Excluir
    6. Laurita, vc é livre para ler ou não ler o que quiser. Isso é uma escolha sua, seu livre arbítrio. Vc confunde crítica com ofensa. Eu nunca ofendi ninguém aqui, mas respondi a algumas acusações ou indiretas quase na mesma moeda. Vc nem me conhece, querida, para dizer que eu quero aparecer. Olha só o tom hostil do seu comentário. Eu apenas respondo a quem me hostiliza aqui. Não ataco a dignidade de ninguém. Nunca lhe dirigi a palavra. Nunca critiquei vc. Não existe este negócio de um autor está a mil anos luz aqui... cada um tem seu estilo próprio de escrever e de analisar os fatos. Nunca ameacei ninguém aqui. Ao contrário de pessoas aqui dizerem que eu quero tumultuar o votalhada, quase me chamando de vagabundo ou de descarado. Ninguém é incriticável, nem o maior pensador ou filósofo ou cientista do mundo. A crítica é fundamental na evolução do pensamento humano, da ciência. Pior são os dogmas, os pensamentos estanques, engessados, parados no tempo, que mantém o conservadorismo em putrefação. E vc ainda politiza a discussão, falando em Lula. Isso é o tipo de discurso hostil de quem não sabe argumentar e apela pra fala partidarizada. Eu sei quem eu sou, o que penso politicamente do meu país. Não me doutorei ou me mestrei em filosofia política para ser fantoche de ninguém, nem de intelectuais, nem de jornalistas, seja lá quem for. Acabar sou eu quem fico aqui falando de política e levando chamada do Votalhada. Enfim, cada um pensa e analisa os fatos ou o jogo BBB de acordo com o tipo de informação que tem, ou melhor, com a qualidade e quantidade de conhecimentos que possui dos fatos. E se vc observar, não sou eu quem começo bater boca com comentarista... se quiser, pode pesquisar. Agora eu aprendi a saber criticar. Se vc nem imagina o que é mesmo uma crítica forte, dura... no dia que vc fizer um mestrado e um doutorado, vai perceber quando seu arguidor destruirá toda sua construção analítica, inclusive de propósito, para saber se vc tem condições de reconstruir aquilo que defendeu. Portanto, menos com seus arrogos políticos e indignação melindrosa que em nenhum momento desrespeitei Shadow. Lembre-se que quando a gente escreve para o público, todos estamos sujeitos a críticas e elogios. Faz parte do ritual da liberdade de expressão, desde que feita com respeito. Veja bem o que eu escrevi para Shadow antes de dizer falácias.

      Excluir
    7. E não ataquei o votalhada, fiz uma questão crítica ao votalhada para obter esclarecimentos. Pelo contrário, se quisesse aparecer não estaria aqui como anônimo. Estaria em outro lugar divulgando meus livros.

      Excluir
    8. Luis Lima,adoro seus textos e comentários.
      Sempre lúcidos,coerentes e educados. É um prazer ler o que você escreve. Obrigada!

      Excluir
    9. Luis Lima,adoro seus textos e comentários.
      Sempre lúcidos,coerentes e educados. É um prazer ler o que você escreve. Obrigada!

      Excluir
  8. Shadow, Parabéns pelo texto muito bem detalhado, principalmente em pontos que muitos que comentam aqui não entram nestes detalhes e só atacam com palavras e vocabulário inapropriado !

    Eu sou Kaysar independente de resultados!!! Gosto dele, é minha opinião!!.

    Uma parte que você escreveu sobre as torcidas de quem ainda estão na casa, votar para eliminar a Gleici não está acontecendo !! Tenho um amigo aqui que é torcedor do kaysar e também não acha que é o momento de a torcida do kaysar ir para cima e eliminar uma provável finalista, falo assim pelo motivo do início do texto que concordo sobre a interferência da editora do RS!.

    O Diego mesmo podendo armar uma para kaysar não aguentaria a força do nosso time aqui fora !.

    Tem torcida da Paula, Breno, Jéssica etc.... Cadê eles?!

    Minha torcida é kaysar até depois do fim !!

    E existe um ditado que diz :não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje ..!!! Bom esta é minha opinião, e mais..... Se tem manipulação esta seria uma ótima hora para cair a máscara de vez!!!

    Abraço e Kaysar até depois do fim !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto Barral,
      Verdade. As torcidas estão apenas focadas em eliminar o Diego com rejeição. Não enxergam longe. Com isso, estão colocando não apenas a Gleici mas outro no lugar do seu favorito entre os finalistas, que não é tão merecedor de chegar lá. Sem se falar na reviravolta que o jogo teria, com a desconstrução e repúdio à manipulação que vem sendo feita.

      Enfim... votação que segue...
      Abração!!!

      Excluir
  9. Como sempre perfeito seu texto só faltou acrescentar que a queridinha da globo ,disse ontem que costuma usar o carro oficial da onde trabalha para ir almoçar com as amigas muito natural isso vindo de uma militante que cobra etoca dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Monteiro... o pior é que a pessoa diz isso sem crítica alguma.

      Grata pela presença de sempre!!!
      Abs.

      Excluir
    2. Então, Monteiro, a pobrezinha que não tem o que comer e nem internet, anda de carro oficial para almoçar com amigas. Sim isso é muito ético, principalmente pq é pago com o seu, o meu o nosso dinheiro, e, qto ao Luiz eele criticou algumas citações da Shadow sobre política e ele só falou sobre isso. A coitadinha, a que não fala, a humilde, na verdade, ela não é nada disso, ela é sim, egoísta e arrogante.

      Excluir
  10. Shadow, engraçado como as preferências vão mudando durante o realitie. Logo que vi o Kaisar, achei o máximo, elétrico, alegre, sempre procurando ser útil e dando conselhos as pessoas. Só que, como disse o Ayrton, a pilha dele acabou! Mas, o mais decepcionante era vê-lo encenar com a garrafa de água. Ei pera aí! E a garrafa tinha nome. Isso é demais para aguentar. Teatro não, por favor. Da mesma forma antipatizei com a Gleice de imediato e queria que saísse no 1º paredão, porque era do PT. Fui observando melhor e gostando do jeito da Ana Clara, uma garota de 20 anos que sabia respeitar as pessoas, tratava a todos igualmente, não importando o lado em que estavam. Torci para que levantasse a cabeça e superasse o envolvimento com o Breno, pois acredito que não tenha sido fácil permanecer na casa nesta situação. Mudei meu conceito a respeito da Gleice, vi uma garota verdadeira, que sabia se impor e que tinha uma visão do jogo quase 100% correta. Ainda torço por Ana Clara, mas sinto que as duas estão se perdendo no jogo, como por exemplo, cogitarem a indicação de Breno em um possível empate (não defendo nenhuma atitude do Breno), pois joga com eles. Ela não impôs sua opinião como deveria para a Gleice, permitiu que a Gleice resolvesse tudo. Era uma liderança compartilhada!!! Ainda tenho esperança que se encontrem nesse jogo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdadeiro o que você diz. Conforme a dinâmica acontece as preferências vão mudando ou se consolidando. Essa é a vantagem de não ter participantes de estimação. Parabéns!!!

      Bj.

      Excluir
  11. Concordo em número, gênero e grau. Vi a edição de ontem e fiquei enojado com a soberba e a prepotência dessas meninas. A Gleici é a intocável, vota em quem quer e não aceita voto. Quando quedtionada é agressiva, quando não tem argumentos foge do embate. Pena que seja tarde demais pra reverter a lavagem cerebral que fizeram no público! #ForaGleici

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, essa tua percepção foi escancarada quando o jogo virou. Antes o poder estava com os "dumau", que assumiam o seu jogo. Quando ele passou para os "dubem", o que se viu foi o mesmo jogo e articulações, com um diferencial: tentam esconder do público o jogo que fazem, vestindo a aura da pureza e candura.

      Grata pelo comentário!!!
      Abs.

      Excluir
    2. Não Shadow, eles tentam esconder do público, mas o público enxerga, tanto que no paredão de ontem e indo com a Jéssica, ela teve mais votos que a Jéssica, Esperemos o próximo, claro que teremos que esperar o que a globo vai preparar para a gleice ficar, pq não me venham dizer que aquele quarto, foi feito em 2 dias, sem isolamento, pq não deve ter dado tempo, pq a direção já tinha ouvido, claro, que a gleice iria ser indicada, então rapidamente eles aprontaram o quarto e lhe deram o PPV, para ela entrar no jogo já sabendo quem era quem.

      Excluir
    3. Pois é Pedrosa, eles tentam esconder, mas não conseguem e é aí que a coisa pega. Quem está atento reprova isso.

      A escolha da Gleici para participar do BBB foi totalmente equivocada. Claro está que foi por sua militância. Mas uma militância que ataca a emissora?!? É a Globo querendo ser tombada. Só pode!!!

      A vantagem que lhe deram naquele quarto, até com giz e o avatar dos demais foi um despropósito. Ontem novamente o Leifert reforçou que ela é protagonista por haver recebido muitas plaquinhas no jogo da discórdia. Indiretamente disse que os outros são coadjuvantes. A cada intervenção fica pior. Isso não é mais nem colher de chá, é balde de chá!!!

      Enfim... Daqui pra frente tudo previsível e mais do mesmo...

      Abs.

      Excluir
  12. Nossa, achei os comentarios bem agressivos e as afirmacoes pesadas.
    Diversos realities eliminan participantes e trazem de volta: Survivor, RuPaul , Master Chef
    Diversos realities decidem não eliminar ninguem em uma semana , ou pq dizem que não querem , ou inventam que nessa rodada nao era eliminacao: The Amazing Race, Master Chef , Americas Next Top Model dentre outros.
    Os programas e as torcidas tem se modificado ao longo dos anos, algumas coisas sao desnecessarias, mas nao podemos afirmar que infringem as regras. Até a propria combinacao de votos.
    A visão politica da Gleice, o mst, o Jean Willys nao tem nada a ver com o programa. e ao meu ver não servem para validar ou desvalidar ninguem do programa.
    Se o publico não gosta do que a producao faz, é só votar contra os beneficiados, não se deixar manipular. E se falarem que isso nao ocorrerá, pq poucos se informam , e muitos apenas levam em conta que a Globo fala.
    Bem vindos ao Brasil. Há mais de 50 anos é assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Cada reality tem suas características próprias. Não dá pra comparar Survivor com BBB né?!?

      Se um reality tem como princípio o isolamento, é isso que deve prevalecer. Claro que dentro desse contexto cabem articulações e combinação de votos por parte dos participantes. O que não vale é terem informações privilegiadas sobre favoritismos e o andamento do reality.

      Quem abriu a discussão política foi a própria participante e a direção do programa.

      Grata pelo comentário e presença.
      Abs.



      Excluir
    2. O que eu quis dizer , foi que as regras dos programas vão se modificando, de acordo com a demanda e audiencia.
      No BBB11 Maumau, saiu. Viu tudo do lado de fora (o que ao meu ver é bem pior) e voltou ao jogo.
      No 13, Anamara teve a mesma oportunidade de Gleice, assim como Ana Paula Renault.
      Antes disso, muitos BBBs iam ao carnaval, pular de asa delta dentre outros passeios fora da casa.
      Não acho que seja o fim do mundo, nem uma grande mudança de regras o que ocorreu.

      A principal regra do programa é publico soberano, e isso continua em vigencia. O publico que escolheu (nao a producao) a Gleice para ser salva, e se quiser o publico pode elimina-la.

      Sobre politica, EU particularmente nunca vi a Gleice levantando bandeira de politica DENTRO da casa. mas como não vi 24 hrs todos os dias, nao posso afirmar nada.

      Reafirmando o que eu disse, eu só não acho valido desmoralizar a participante por sua visão politica.

      Excluir
    3. Gustavo,
      Apesar de alguns terem saído e voltado em outras edições, sempre mantive a mesma opinião. Confinamento é isolamento. Informações externas só prejudicam o jogo.

      Quanto ao falso paredão o que se coloca é que ele foi pensado, quando já se sabia de antemão quem seriam os prováveis indicados e quem iria para o quarto secreto, em razão da líder ser a Patrícia e o Diego estar com o jogo na mão. Não foi aleatório, nem escolha o público o momento de fazer o twist.

      A política está presente desde a seleção dos participantes, todos escolhidos a dedo para representar diferentes tribos.

      A Gleici não está sendo avaliada pela ideologia que defende, mas por sua postura no jogo.

      Excluir
  13. Uai...Nao da pra colocar nem uma palavrinha...nem pra completar nem pra criticar.Parabéns, saudades de ler alguem que leu o jogo de forma tao clara.Onrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tania,

      Grata pelo carinho!!!
      Bj.

      Excluir
    2. Ah Shadow, sempre adorei seus textos, mas deste vou discordar não em 100, mas em 1000 por cento! Vamos por partes: Thiago Leifert é o primeiopa sempre demonstrar seu apreço por Kaysar e Caruso, por exemplo... Faz questão de demonstrar isso! Vc como mulher, defender a Jéssica é o fim da picada... A mulher é fofoqueira, armadora, encima do muro, não tem atitudes próprias, votou 3 vezes na Gleice pra armar complô e a Gleice q está errada? Gleice teria inveja da Jéssica por ela ser loira? Fala sério, isso soou meio preconceituoso, pois vc tá insinuando q ser loira é ser bonita, e ser morena é ser feia? O q, muito incorreto isso! Jéssica sempre foi incoerente com suas ideias, a própria frase da princesa e da coroa mostram o quanto ela é infantil! Hj de manhã ela usou frase do Chaves para se referir ao voto de gleice.. por favor, mais imatura, impossível! Vamos rever isso ai...

      Excluir
    3. Rodrigo,
      A riqueza do debate está na divergência de opiniões.

      Ao contrário de você, vejo a Jéssica como a parte cômica da edição. Ela com as suas tiradas no melhor estilo Chaviano como se estivesse filosofando é das poucas que me diverte ali, inclusive tem rendido memes divertidos nas redes sociais. Após a eliminação do Lucas ela tem mostrado mais essa faceta. Basta desarmar-se para reparar nisso.

      Quanto ao fato de uma ser loira e a outra morena a interpretação é sua, não minha. Sou responsável por aquilo que escrevo, não pelo que os outros entendem.

      O que pontuei é que quando a perseguição feminina se estabelece, ela está fundada na inveja ou na rivalidade feminina.

      No mais, agradeço a tua presença aqui.
      Abs.

      Excluir
  14. Não concordo com tuas palavras, mas acredito q podemos pensar e analisar o jogo como quiser cada um a seu modo. Paticobra e Diego q não saiu do armário, podem julgar os outros como acham q devem, até pq eles não eram e nem são diferentes dos demais hipócritas, arrogantes, superficiais, só eles são inteligentes, mas nós o público estamos cansados de tanta maldade e pq a Gleici é arrogante? Ela é a cara do povo brasileiro, batalhadora e o q ela fez antes da casa, não interfere nem na minha e na sua vida. Dentro da casa ela está sendo atacada desde q entrou, justamente pelo fato de ser mulher negra, pobre e ativista. E o Diego como professor ele até pode ser legal, mas como pessoa não acredito q ele seja de bom caráter e apontar o defeito nos outros é fácil, mas e os seus??? Diego professor de Deus!! Se acha maior q tudo e q todos, precisa se tratar. E isso é jogo!!! E estamos de olho, nas maracutaias, e o Diego está sozinho o trio mandinga se desmanchou,isso provou q eles estavam errados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleici não é perseguida por ser mulher, negra, pobre e aticista. Esse é discurso da militância, usado até pra justificar porque o Coelhinho da Páscoa não é Coelha.

      Ela simplesmente é votada, o que não aceita, porque é agressiva, nada humilde e debochada (vide a dancinha quando da eliminação da Patrícia).

      Com a recente virada que o jogo deu, ficou escancarado que a sensação de poder é o que faz as máscaras caírem.

      Abs.

      Excluir
    2. Se alguém tivesse te xingando, te desmentindo na frente de todos, te ofendendo, vc não faria o mesmo? Não dançaria pra extravasar? Por favor, não vamos ser hipócritas! Elas eram inimigas no jogo, não ha mal nenhum nisso

      Excluir
    3. Rodrigo,
      Debochar de quem está sendo eliminado, é falta de fair play, grosseria e desrespeito, quando pode fazê-lo após a saída da pessoa.

      Mas cada qual age conforme sua própria ética e aprendizado.

      Abs.

      Excluir
    4. Nossa, gleice é negra? Não acho, até pq arrogância não é um atributo de negros e sim de pessoas e mais, esse discursinho de ativista, do tipo " cara do povo brasileiro, batalhadora, etc, etc" Querido, batalhadores somos todos nós, neste país, de corruptos e ladrões, com a diferença que eu não ando de carro oficial para ir almoçar com minhas amigas como ela contou pra Ana.Esse tipo se chama "me engana que eu gosto, mas sei o que acontece"

      Excluir
  15. Caraca de onde saiu esse post divino, maravilhoso, primoroso,correto perfeito, milhões de parabéns parabéns parabéns etc.caraca mulleque texto perfeito pra se pulblicado no jornal o Globo e no jornal folha de são Paulo e em todos os jornais,vai escrever bem com riqueza de detalhes lá na minha casa,te digo uma coisa Shadow que inveja Branca de não saber escrever um texto desse,isso tudo tá na minha cabeça mais jamais saberia por no papel ou nas redes sociais lindo lindo lindo e por aí mesmo e se kaisar nunca ganhar o líder esse mau caráter do Vagner nunca vai ao paredão e vai pra final,é aquele roupão ontem no ao vivo no domingo onde em todos os BBB e o dia que as meninas se arruma se maqueia pra se apresentar lindas no domingo ela vestida com o roupão pra que todos visse que ela era a líder,fora que arancou com a maior ignorância das maos do Airton a urna.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca Maria Oliveira, assim você me mata, rsss...!!!

      Eu ia mencionar a delicadeza com que a líder arrancou do Ayrton a arca da dinâmica, mas achei que iria me estender. No entanto, o teu registro é perfeito e só complementa o texto!!!

      Grata minha querida!!!
      Beijão!!!

      Excluir
    2. Maria Oliveira, faço minhas as suas palavras e ponto.

      Excluir
  16. Meu Deus!
    Que texto perfeitoooooo!
    Gostei muito Shadow!
    Quando Gleici voltou do paredão falso ela tinha tudo na mão... mas está se mostrando extremamente arrogante e soberba.
    Confesso que estava me simpatizando com ela mas agora ela mudou demais.
    Para mim está sendo uma decepção de lá para cá.
    Uma pena!
    E eu entendo Ana Clara, ver o seu ficante te trocar por mais duas mulheres depois de você dói e muito.
    O Breno não gosta da Ana Clara, como a torcida dela diz aos quatro ventos.
    Se gostasse não teria investido tão forte na Paula. E foi ele que foi atrás da Paula o tempo inteiro. A carência da Paula fez com que ela cedesse e como o cara sabe envolver as mulheres é capaz dela estar desenvolvendo sentimentos por ele.
    Já Breno... acho difícil se envolver com alguém.
    Mas eu gosto dele, mesmo com esses percalços...
    Enfim... apesar dos tropeços do Kaysar eu ainda prefiro que ele leve o prêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damia, o Breno apostou na Paula porque viu que tinha chance. A Paula sempre se insinuou para os homens da casa..Acho que foi trairagem mesmo.

      Excluir
    2. Posso concordar com isso Ginacrose, mas a torcida de Gleici e Ana dizerem que Ana e Breno se gostam e colocarem a culpa total na Paula aí já é demais tbm. Se Breno gostasse de Ana ele não ficaria galinhando depois que ficou com a menina. Essa situação dizendo que ele não ficou mais com ela pelo pai é balela.

      Excluir
    3. Olá Damia,
      Esse paredão falso, apesar de manjado, é uma cilada. Veja bem: todas as três que passaram por ele, tiveram acesso a informações preciosas, que no entanto não souberam usar, por vaidade e soberba. Acabaram se perdendo, por se sentirem as favoritas do público.

      A estratégia nesse caso, não seria voltar com o dedo em riste e acusador, mas ir usando gradativamente o que viu, com inteligência emocional.

      Quanto ao Breno ele é um garotão de bons sentimentos. Lembre da forma como ele acolheu e cuidou do Ayrton ao sair da prova do líder no qual eram dupla. Nesse sentido ele e a Paula se complementam. Estão atentos ao jogo mas são desencanados. Levam o BBB com leveza, buscando aproveitar em especial as festas e com isso vão ganhando a simpatia de quem quer mais diversão e menos jogo.

      Bjs.

      Excluir
    4. Continuo concordando com você Shadow.
      Gosto muito do Breno e ele combina muito com a Paula.
      Eu fiquei muito irritada de tentarem queimar o filme dele dizendo que ele ainda gostava da Ana. A Ana bebe todas e mostra o quanto ela ainda está doída com a situação dela.
      Gostei tbm de como ele cuidou do Aryton. Eu dava muita risada com eles na prova do Líder. O Breno é legal, só não é muito bem resolvido quando tem mulher no meio! hahahahahaha

      Excluir
  17. Infelizmente esse BBB virou uma jogada política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paula... se você analisar os perfis, começou com a escolha dos participantes.

      Bj.

      Excluir
  18. Belo texto1 Desde a terceira semana do programa já percebi que nascia uma Jean Wyllys de saia, tal suspeita se confirmou quando da criação do paredão falso,a desmoralização de Kaysar , a volta triunfante de Gleici, sua vitimização e edições do programa mostrando-a socializando e sendo prestativa com os demais participantes ( pena que a grande maioria da população não tem acesso ao Pay-per-view para ver a verdadeira face de Gleici que entre outras conversas com Ana Clara declarou que usava carro de Secretaria que trabalhava para levar amigas para almoçar) aí minha dúvida foi respondida e o jogo se tornou claro para mim. Esta edição do BBB se tornou uma afronta e um total desrespeito ao público telespectador e aos assinantes do Pay-per-view !Concordo com sua visão e opinião sobre Diego, um ou o melhor jogador desta edição. Se o povo não despetar e Diego for eliminado neste paredão o jogo acabou a edição 18 do BBB reforçará e comprovará mais uma vez o poder de manipulação e de total desrespeito para com a população brasileira. Que justiça seja feita! Bom trabalho e um abraço cordial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernardo,
      Perfeita a tua análise do encadeamento de acontecimentos linkados ao falso paredão. Só complementou o texto. Grata.

      Abs.

      Excluir
  19. Perfeita análise! Concordo com tudo, estiu fazendo minha parte e votando #ForaGleici pois assim posso tentar fazer meu favorito Kaysar campeão, mesmo contra a manipulação da Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaysar é muito planta, um dos que menos merece

      Excluir
    2. Patrícia, o que mais me incomoda nesta edição é a manipulação escancarada.

      Boa votação. Bj.

      Excluir
  20. Não concordo com.nadinha de nada de necas de pitibiriba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah.... Drika, sério??? Fique tranquila. Não perderei o meu sono!!!

      Abs.

      Excluir
  21. Perfeito! Eu só acrescentaria que a vitória de uma militante do PT em ano eleitoral é inaceitável ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kryn... A Globo sempre deitando pra militância e sendo chamada de golpista por ela. Vai entender???

      Bjs.

      Excluir
  22. Parabéns pelo texto. Só verdades!

    ResponderExcluir
  23. O twist serviu pra revelar o lado negro de alguns que diziam não odiar ninguém e não combinar votos.

    Grata pelo comentário.
    Abs.

    ResponderExcluir
  24. Não diria que foi uma pisada. Foi mais colocar a bola no chão. :)

    ResponderExcluir
  25. Shadow! Entre no tópico "Pesquisa FINAL (13/março - 21:00) - 7º Paredão BBB18: Caruso X Diego X Patrícia" (neste Votalhada) e leia uma postagem minha às 4h 37min de 13 de março de 2018 (terça-feira) onde escrevi " Shadow! Agora é 13 de março de 2018 (terça-feira) e não vi o "Cantinho do Shadow" que, geralmente, é publicado na segunda-feira. Estou postando aqui que senti falta do teu "cantinho". ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnnn... Ricardo, que lindo!!! Não vi o teu comentário. Quando escrevo sobre realities evito ficar lendo o que outros escrevem, pra manter a isenção.

      Confesso que o falso paredão quase me fez parar de continuar postando. Que sentido faz comentar sobre algo que não causa mais frisson e se tornou um jogo previsível e de cartas marcadas?!?

      Apesar disso, grata pelo carinho de sempre, meu amigo!!! :)
      Abração!!!


      Excluir
  26. Engraçado que dias atrás comentei que gostava de Kaysar, da Gleice e da família....mas, aos poucos, nossas percepções podem ir se alterando...Pois é, shadow, triste em concordar com este texto. O bbb pode ser um programa de entretenimento bastante cruel com quem não compra os favoritos da direção e da edição do programa. Eu gostava de família lima, mas não suporto mais... acho eles covardes demais, ficam fazendo média com a casa inteira pra evitar paredão, ayrton sempre falando sozinho com as câmeras incansavelmente, ana clara detonando os amigos mais até do que os rivais, ontem ficou falando mal da jessica por achar que a imagem dela foi arranhada pelos argumentos da loira. Mas não deveria nem se preocupar, a "chefia" do programa ama ela e seu papito. Eu acho ela muito ardilosa (já falou mal de gleice e paula também) e não tenho dúvidas que ela eliminaria até o pai dela do programa, se fosse pra vencer (sendo que é o sonho dele, não dela, estar no bbb). Eu ainda vejo muitas coisas boas em Ana, sua inteligência, seu equilibrio emocional, seu senso de humor, mas eu acho que dentro do jogo ela não faz laços de amizade verdadeiros, apenas usa os outros como escada. Eu acho que família são os grandes "vilões" (uso esse termo brincando já que todos são pessoas com qualidades e defeitos, lá dentro, participando de uma disputa milionaria) desse BBB e vão vencer, garanto. Prevejo antes da final um paredão Gleice X Kaysar, com torcida da família e gleice eliminando kaysar, por pouco. E na final, família da uma rasteira e vence de gleice e o coadjuvante que estará na final, que ficará em 3o lugar e acredito que deva ser Breno ou Paula nesta posição. Enfim, esse BBB tá garantido já, o fim. E não, eu não sou fã do kaysar, inclusive não suporto as "palhaçadas" inventadas dele como cair na cadeira do confessionario, tropeçar nela, dormir no ao vivo, perder todas as provas sempre fazendo tipo "avoado e bobalhao" como na prova das caixas de tinta pra cabelo, dizendo que as mulheres sao lindas...tenha dó. Kaysar e família não mereciam ter as torcidas que possuem, mas dificilmente alguém vai perceber isto, até que o top 4 esteja formado e seja como falei: kaysar em 4, coadjuvante em 3, gleice em 2 e família ganhando. Gleice, acredito, se perde muito por influência de wagner e até Ana Clara, que sabe fazer gleice se queimar e ao mesmo tempo ela se mantém intacta, como fez ao deixar claro que apenas a gleice queria votar na jessica e depois ir correndo se justificar com ela. Queria que Paula estivesse na final, mas Paula logo será eliminada, até pq ultimamente ela não anda se destacando, o romance com breno apaga ela. Em geral, eu não torço por ninguém 100%, mas tem pessoas que eu não suporto mais ali: viegas, wagner, caruso, família e kaysar. Paula, gleice, breno são os que se salvam, em partes, e jessica é meio indiferente, pra mim. Enfim, parabéns pelo texto shadow, mesmo eu discordando de certos pontos e concordando em alguns, acho que esse espaço pra debates entre fãs de RS é muito divertido e os textos de vcs são ótimas chances de vermos outros pontos de vista, dos quais podemos concordar, discordar ou ambos, de certa forma, como foi meu caso com seu texto! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,
      Creio que nossas opiniões convergem em vários pontos, inclusive quanto aos possíveis eliminados daqui pra frente. Aguardemos...

      Não há vilões nem heróis ali. Apenas pessoas tentando chegar ao prêmio, cada qual com seus recursos. O que pega é a tentativa de alguns tentarem se colocar como perfeitinhos, quando a gente sabe que eles não são, assim como nós também não o somos. Além do mais, o destaque dado a uns em detrimento de outros é algo que não agrada.

      Grata pela análise e comentário.:)
      Abs.

      Excluir
  27. Discordo da maioria do que você falou...
    O negócio do BBB é puro pão e circo: Eles ficam de olho no Instagram, Twitter e outras redes sociais pra criar histórias dentro do programa que vão atrair o máximo de audiência. Enquanto o participante X for o favorito, eles vão focar nesse participante. Se o favorito mudar, eles mudam o foco. É assim que eles garantem a audiência.
    Sobre o caso Gleici Vs. Jéssica, foi chumbo trocado. Jéssica votou em Gleici 3x. Gleici votou em Jéssica apenas 1x. Agora Jéssica se faz de coitadinha, mas nunca assume as próprias atitudes. Quando votou em Gleici deu justificativas furadas e se fez de arrependida depois. Esse é o padrão Jéssica. Foi igual quando teve um relacionamento sem beijos com o Lucas: estava super apaixonada mas não tinha coragem de admitir.
    Agora, dizer que a Globo beneficia a Gleici pq ela é petista ou de esquerda só pode ser piada!!!
    No mais, respeito sua opinião. Agradeço pelo texto, me fez pensar.
    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jango,
      É isso mesmo. A narrativa do BBB hoje segue o que está nas redes sociais, o que não ocorria nas primeiras edições.

      Creio que há um equívoco de interpretação. No texto não está dito que a Gleici é beneficiada por ser petista ou flamenguista. O que está dito é que o destaque e cuidados intencionais dados a ela "estão sendo usados para enfraquecer e empanar o favoritismo de outros participantes".

      Apenas pontuei a sua militância e perfil, tendo em vista que foi selecionada em razão disso.

      Agradeço também pelo apurado comentário!!!
      Namastê!!!

      Excluir
  28. Que saudade dos seus textos, feliz em lê-la novamente!
    Como sempre, perfeito! Quem dera chegasse à direção do programa. Mesmo tendo a certeza que pouco mudaria.
    Há poucos anos comecei a acompanhar o programa e o blog. E sinceramente, desde o ano passado, perdi o interesse assíduo em ambos. Mas ao ler seu texto, não pude deixar de comentar. Coisa que raramente ando fazendo!
    Escreva com mais frequência. Textos bons fazem bem a alma! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa M. Ma@cante, grata de coração pelo carinho!!!

      Feliz por tua presença aqui!!! :)
      Abs.

      Excluir
  29. Nossa....nunca tinha escrito aqui, mas desta vez não posso deixar de parabenizá-lo. Tudo o que penso foi escrito... Fora a coragem de escrever, pq se criticar a militante nas redes sociais o " couro come"...Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... A democracia tem por princípio a liberdade de expressão. Muito embora hoje em dia, diante da intransigência que nos cerca, me considere mais anarquista...

      Grata pela presença Leandro!!!
      Abs.

      Excluir
  30. Parece o posicionamento de uma torcida rival lunática.
    Não imaginei que as torcidas Kaysar X Gleici chegaria aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai!!! E por que as torcidas do Kaysar, Gleici, Paula, Breno, Ana Clara... não chegariam aqui ou se manifestariam, se esses participantes continuam no jogo???

      Aliás, a maioria tem se manifestado com cordialidade e inteligência.
      Abs.

      Excluir
    2. Vdd. Nunca tinha visto no blog uma crítica tão "massacradora" contra qualquer participante e olha que eu com certeza não torço pela Cleici. No começo do texto eu entendi que era uma crítica à produção e acabou sendo um derramamento cruel e sanguinario kkk de críticas as participantes. Por isso meu comentário.

      Excluir
    3. Concordo contigo, Mirian Cristina.
      Para mim, aqui houve uma parcialidade, com a intenção de massacrar a Gleice, gritante e desnecessária.

      Excluir
    4. Miriam, o texto é uma crítica à produção. No entanto, para a análise ser séria foi preciso pontuar as ingerências, quem se beneficiou com elas e o efeito disso, inclusive nos beneficiados.

      Massacre algum minha querida, apenas o que está diante dos olhos. Nada que um band aid não resolva, rsss...

      Excluir
  31. Parabéns Shadow, texto perfeito, penso da mesma forma. Assim como a Laurita, também sinto saudades dos antigos BBBs, onde não havia interferência da produção no andamento do jogo pra favorecer determinados participantes. Só não desisti de vez do programa por causa do Kaysar, que pra mim é o melhor e merecedor do prêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena,
      De fato, de edição pra edição, a manipulação está cada vez mais tendenciosa e escancarada. A bandeira do Acre pra mim foi o fim!!!

      Enfim... reality que segue...

      Excluir
  32. Shadow!! Estava ansiosa pelo seu texto e vem voce lacrando, kkkk!
    Ameeii! Tô vendo igualzinho você. Tive minhas restrições à Gleici por causa do motivo pregresso que você sabe qual é. Depois resolvi dedicar um olhar mais tolerante, já que essa menina agradava tanta gente. Mas com os últimos acontecimentos, o ranço voltou. E ela ainda está levando minha favorita para um buraco sem volta. Sera que vamos ter que engolir outra campea fabricada? Aff!
    Bjo querida, some não!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Acioli,
      Oscilei como você ao observar a narrativa dos participantes e hoje o meu sentimento é o mesmo que o teu.

      Grata pelo carinho de sempre e a tua presença sempre tão querida!!! :)
      Beijão

      Excluir
    2. Infelizmente as pessoas não sabem votar.Temos que valorizar os parti cipantes de bom caráter,Que sabem jogar e trazem alegria para casa.Para assistir e ver ganhar a arrogância ,mal
      caratismo,coitadismo.A vida já
      nos dá isso o tempo todo.

      Excluir
    3. Simone, você sintetizou bem. A vida já nos dá uma overdose de arrogância, mal caratismo e coitadismo.

      Grata pelo comentário.
      Bj.

      Excluir
    4. Pq sera que desde o primeiro momento eu não fui com a cara da gleice, e olha que nem sabia da vida dela e nunca como desta vez, eu não pesquisei nada desses participantes. Estou achando esse BBB muito cartas marcadas.

      Excluir
  33. Shadow. Aleluia! Seu texto lavou-me a alma! Li todo ele com uma imensa satisfação, especialmente porque concordo com tudo, inclusive fiz críticas semelhantes em meu blog. Delicia de postagem! Um abraço amigo de sua fanzona Eva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eva,
      Será que desta vez estamos vibrando na mesma sintonia??? Aleluia, rsss...!!!

      Grata pelo carinho de sempre!!! :)

      Um abraço fraterno, minha querida!!!

      Excluir
  34. Arrazou 👏👏👏👏Arrazou 👏👏👏👏falou tudo mesmo...😘

    ResponderExcluir
  35. Tava pensando, sobre o lance surpresa do anjo, seria muito legal se o twist fosse algo bem louco, tipo, depois que a pessoa entrega o anjo pra quem escolheu, é revelado que na verdade o anjo, ao inves de imune, esta no paredão, a não ser que devolva o colar pro amigo que lhe deu a benção, fazendo com que este seja o emparedado no seu lugar hahahaha como wagner, caruso e viegas vivem ganhando o anjo, eu ia achar algo assim incrível rs mas mesmo se desse azar de ir pra alguém melhor/menos pior (qualquer uma das outras pessoas da casa), eu ia achar interessante a ousadia. Espero que seja um twist mesmo, algo que surpreenda e movimente eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rodrigo, por meio da prova do anjo, do líder, da comida, big fone e dinâmicas criativas a produção poderia fazer chover lá dentro. No entanto, parece estar acomodada, repetindo o que já se viu. Isso torna tudo muito previsível, tanto é que pra conseguir ganhar a pizza no jogo da discórdia, Caruso e cia. na semana passada haviam bolado uma estratégia pra se dar bem, o que levou ao cancelamento da dinâmica, punindo o público ao invés de dar uma invertida nos espertinhos.

      Não é difícil bolar provas e dinâmicas legais, você mesmo pensou em uma. Basta ter vontade de fazer. A mesmice cansa quando já se sabe o que esperar.

      Você seria um bom colaborador para o reality, rsss... :)

      Excluir
    2. Obrigado pela gentileza, shadow! Admiro muito teus textos e sua personalidade, sempre tão respeitoza com todos aqui. Gosto do votalhada, principalmente, pelos textos e posicionamentos de pessoas como vc! Além das excelentes tabelas de enquetes das votações! Hehe

      Excluir
    3. Grata pelo carinho, meu amigo!!! :)

      Excluir
  36. Shadow, não sei se vc observou que me afastei do Votalhada como comentarista/colaboradora, porém a leitura de bons textos, como os seus, é livre e disso não me furto.

    Se um dia discordei de algo que escrevestes e te tratei de forma desrespeitosa, aproveito para me desculpar e agora lhe apresentar meus mais sinceros parabéns, aplaudindo-a de pé por um texto tão lúcido, preciso com o que ocorre no BBB18.

    Sempre defendi a importância do jogo bem jogado do Diego e o qto sua eliminação amanhã prejudicará essa edição e o qto perdemos em termos de bom entretenimento como já foi um dia esse reality e com bons vencedores. Hoje o que predomina são as torcidas fanáticas de uma determinada faixa etária, que se identifica com essas garotas mimadas, arrogantes que acham que o mundo gira em torno delas e definem quem vence, plenamente apoiadas pela produção e suas manipulações claramente parciais em benefício de quem querem que ganhe e desfavorecendo quem seja o(s) seu(s) opositores, uma disputa com vencedor declarado por antecipação.

    Já não se faz BBB como antigamente!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hanne,
      Fico feliz por tua presença aqui.

      Senti tua ausência, sim, neste Cantinho. Até mesmo porque teus comentários sempre somaram e enriqueceram os meus textos.

      Não tem do que se desculpar. Valorizo as pessoas. E você é alguém por quem tenho admiração e respeito.

      Concordo contigo. A eliminação do Diego se fará sentir. A dinâmica tende a ficar cada vez mais morna e previsível.

      É lamentável que logo na primeira semana fandoms se formem no entorno de alguns participantes, mesmo sem conhecê-los, e isso acabe determinando os rumos do reality até o final. Enfim...

      Tenho andado saudosista também dos primeiros BBBs...

      Um abraço fraterno, minha querida!!!

      Excluir
  37. Diego a gente não escuta o q quer ouvir, a gente escuta o q o outro fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você brincou de telefone sem fio na infância???

      Ela consiste justamente nisso: Muitas vezes as pessoas ouvem mas não escutam... :)

      Excluir
    2. Shadow, se uma pessoa me chama de soberba, covarde, hipócrita ou sem humildade, desculpe querida, não foi nenhum elogio, foi ofensa mesmo, mesmo que tenha sido na condição de jogador ou jogadora. Elas ouviram muito bem o que ele quis dizer... não tem nada a ver com telefone sem fio... o Diego é um verdadeiro sofista, do ponto de vista filosófico, ou seja, ele transforma tudo o que ele diz de errado como algo verdadeiro, certo. Sofismar é só o que ele faz como dizer que Gleici é indiferente, mas passa o dia todo falando mal da Gleici... Gleici é isso, Gleici é aquilo...

      Excluir
    3. Luís, sorry meu querido, mas o Diego tem uma excelente visão de jogo e das pessoas, e isso não é sofismar, é a arte de observar e interpretar o que está na frente.

      Excluir
    4. Mas é isso é muito subjetivo...as impressões falham querida, nos traem. Até observar não é 100% certo. Cada um olha o outro com o sentimento da raiva, da decepção q tem. Se soubesse ler o jogo, teria desistido do seu método contábil de votos. Faria um jogo de conquista do público e não de conquista de votos. Por isso vai sair. Sua empáfia gerou antipatia pro publico. Ou seja, seu jogo falhou.



      Excluir
    5. Veja bem Luís, Diego é tão bom jogador, que ao entrar no BBB, sabia de antemão não ter perfil pra levar o prêmio. Não é um homem musculoso e tatuado. Não perdeu o sofá na enchente. Não entrou pra fazer casal fake. Sabia ser aquele participante que é selecionado pra ser o peão, aquele que vai para o paredão e não volta, garantindo a permanência dos queridinhos.

      A impressão que se tem é a de que sua meta era permanecer o maior tempo possível, para ganhar algum prêmio e se fazer conhecer. Daí partiu pro jogo interno de forma consciente. Encontrou a Ana Paula e Patrícia, que também queriam jogo. As duas com um jogo muito pesado, totalmente kamikaze, mas dispostas a fortalecer a parceria. E assim ele foi montando estratégias com inteligência e dando nó em pingo d’água nos paredões. Surpreendendo e fazendo ferver as redes sociais. Foi um jogador diferenciado e de respeito.

      Tão diferenciado que escolheu até o momento de dar adeus.

      Excluir
    6. Nessa perspectiva, concordo contigo... talvez quisesse ser finalista para ter um segundo ou terceiro lugar e se projetar como escritor.

      Excluir
    7. Você é um ótimo debatedor. Ponderado, cordial e sabe fundamentar bem suas opiniões, Parabéns!!!

      Abs.

      Excluir
  38. Momentos antes de ler seu texto,estava conversando com meu marido e por incrível que pareça,parece que o que nós conversávamos foi registrado por você.
    Parabéns!Texto maravilhoso e esclarecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Regininh@, acho que estávamos conectadas quando escrevi o texto, rsss...

      Grata pelo carinho!!!
      Bjs.

      Excluir
  39. Assisto pay per view por que sou dona de casa rsrs...Quero tanto Kaysar quanto Gleice na final sempre desde o começo a acreana foi martelada com alguns comentários maldosos e preconceituosos por ser pobre e de classe econômica inferior a da maioria de lá da mesma forma Kaysar por vim de um lugar sem paz pra viver, ser ao meu ver ate forçado um pouco gosto dos dois cada um tem pisado na bola de um jeito todos tem errado.quanto a Globo ser tendenciosa isso ñ é novidade pra ninguém Isso choca 0 pessoas seu texto é lindo porém o que começou com críticas à emissora terminou sendo uma avaliação individual de alguns participantes ... Por uma final Gleysar sim pq os dois merecem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana,
      Ser votada não é sinônimo de ser martelada ou perseguida. Ela votou mais vezes no Diego do que ele nela, por exemplo. A diferença é que ele não ficou de mimimi ou revoltadinho porque foi votado. Até mesmo porque, ir para o paredão faz parte do jogo e isso não torna ninguém perseguido por ser riquinho ou"pobrinho".

      No mais grata por tua presença aqui.
      Bjs.

      Excluir
  40. Oi Shadow, que alivio um texto primoroso e direto aos fatos como esse. estou triste com tanta manipulação do diretor, essa proteção discarada com a gleici e familia lima e os outros que se lasquem.. as horas em que a caméra fica nas duas parasitas na cama do QL sem nenhum atrativo apenas pra boicotar os outros participantes. sabe Shadow torço pra o Kaysar não por ser o jogador mais fodão ou inteligentissimo que já houve em um bbb, mas por intentificar nele uma alma pura e total do bem. ele me diverte naturalmente, e passei a gostar da Jéssica pelo jeito senssivel e sem noção de ser dela rs. eles dois atualmente são a essencia desse bbb, Parabens e obrigado Shadow por nos presentear com textos como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Henrique,
      De fato, as interferências nesta edição estão acima do aceitável. Elas sempre ocorreram, mas de forma disfarçada. Agora as "dicas" aos participantes são até desenhadas. Tenha dó!!!

      Participantes que divertem e nos fazem sorrir, sempre irão despertar o que há de melhor em nós.

      Grata pelo carinho!!!
      Abs.

      Excluir
  41. Shadow..vc lacrou. Texto perfeito...queria saber me expressar como vc...maravilhosa.Abraços...Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn... Que lindo!!! Grata pelo carinho. :)

      Abração!!!

      Excluir
  42. Parei de ler em: " Mil vezes o “Olha elaaaa...” da Ana Paula Renault do que o discurso panfletário de Gleici. Ao menos a outra nos fez rir."
    Eu juro que tento entender até hoje o motivo de tanta babação encima daquela forçada que parecia estar o tempo todo atuando com aquelas caras e bocas patéticas. E querer forçar uma comparação entre as duas, (De personalidades distintas, diga-se de passagem), é no mínimo desnecessário. E ainda vem falar em "fazer rir", como se essa fosse a obrigação de um reality show.
    Menos, bem menos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silveira,
      Francamente... o que se comparou é a reação das duas diante de uma mesma situação. Reação!!! Não as participantes.

      E, sim, acho que um bom reality deve divertir e fazer rir. Aliás, acho que no dia-a-dia deveríamos rir mais. A vida certamente seria mais leve.

      Abs.

      Excluir
  43. Shadow, o que dizer.
    Quase a totalidade dos comentários foram só elogios. Qualquer coisa que eu fale aqui já foi dita acima.
    Então, resolvi reclamar, rssss. Você escreve muito pouco aqui. Poderia pelo menos 2 vezes por semana dar uns palpites.
    Fica o pedido, sem PRESSÃO.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk... Que doçura que você é Ester Elisa!!! :) No entanto, acho que haveria uma overdose de mim...

      Agradeço o carinho, minha querida!!!
      Bj.

      Excluir
  44. A Gleice não tem uma torcida, tem um partido a sustenta-la! Se elas Gleici e AC, fossem inteligentes, procurariam ver nos "adjetivos" do Diego algo pra melhorar, porque, as 2, por exemplo, estao 100% enquadradas naquilo que ele disse, e como tal, se a ficha não cair, ooque ja está ocorrendo, estão perdendo torcida aos borbotões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Sonia!!!
      É isso mesmo. A Gleici tem um partido que a sustenta.

      Diego foi o participante que melhor enxergou as pessoas e o jogo. Desejo que ele siga com sucesso sua trajetória como professor e escritor.

      Bjs.

      Excluir
    2. No julgamento para eles não e permitido trazer coisas de fora....mas quando sai uma matéria na Veja(PT) , pode. Quem sustentou ele quando chegou( se realmente aconteceu isso...) foi a famifam, e não um partido!

      Excluir
    3. Leandro, não sei se entendi corretamente tua colocação.
      Gleici disse na casa que tinha um cargo público, na Secretaria de Articulação Institucional do Acre, tendo até carro à sua disposição para ir almoçar com as amigas. Comentário dela.
      A forma como parte da torcida dela se manifesta nas redes, está mais para militância do que para fandom.
      É disso que se trata.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.