29 agosto 2015

RuPaul’s Drag Race, o fenômeno

By @ouroboross

Já pensou em um reality aos moldes de America’s Next Top Model, com desafios ao estilo de Project Runway, recheado de cultura pop, humor e drag queens? Então, foi com essa fórmula que RuPaul - uma das drag queens de maior sucesso e visibilidade no meio LGBT dos EUA - conquistou a TV americana, evidenciando a cultura drag ao mundo.

O programa estreou em fevereiro de 2009 no canal americano LogoTV e rapidamente se tornou um fenômeno de audiência - nada comparado a outros hits da TV mundial - mas com o capricho, a mensagem e inovação que o programa trouxe foi eminente a repercussão mundial, que hoje é sem dúvida um dos programas mais populares do gênero.

Com uma média atual de 14 participantes, aqui as competidoras participam de provas onde são testadas de diversas maneiras, ser bonita e engraçada não é o suficiente, como RuPaul mesmo fala, para se tornar uma estrela é necessário carisma, singularidade, coragem e talento e partindo desse princípio semanalmente as participantes são submetidas a desafios que testam todas essas qualidades em provas de atuação, dança, costura e canto, também levando em consideração quesitos como look, maquiagem e performance e no final de cada episódio as duas que tiveram os piores desempenhos acabam passando por um desafio final conhecido como Lipsync Battle onde dublam clássicos da música pop, fazendo assim RuPaul decidir qual participante passa para a próxima etapa e qual volta pra casa. O programa promete para a vencedora uma recompensa de $100.000 dólares, 1 ano de cosméticos totalmente free e  claro, o título de America's Next Drag Superstar (ou a Próxima drag superstar da América.), entrando e uma turnê de shows pelo país. Definitivamente o sonho de qualquer artista.

A partir da segunda temporada (2010) a LogoTV nos apresentou RuPaul's Drag Race: Untucked, um programa que vai ao ar todo final de episódio com aproximadamente 20 minutos, onde mostra os bastidores do main challenge e aqui é onde acontece muito dos melhores momentos do programa, barracos, bafos, lágrimas, surtos e surpresas, aqui onde conseguimos conhecer muito mais das queens, o que torna o Untucked um extra obrigatório para qualquer fã. A partir da sétima temporada o Untucked saiu do ar sendo exibido um dia depois no canal oficial da World of Wonder (produtora do reality) no youtube.

Drag Race também conta com uma "temporada especial", o RuPaul's All Stars Drag Race exibido em outubro de 2012 (entre a quarta e quinta temporada) onde RuPaul trouxe 12 ex-participantes mais populares e polêmicas das quatro temporadas anteriores para concorrerem novamente pela coroa e pelo título America's Next Drag Superstar, uma temporada bastante criticada pelo fato das participantes concorrerem em duplas, mas não menos popular entre os fãs. Em julho deste ano, mama Ru confirmou a segunda edição do All Stars, mas ainda sem previsão de estreia.

É claro que o sucesso do programa não se dá somente pela produção, o papel de RuPaul’s Drag Race é muito mais abrangente que um simples reality artístico de competição, enquanto os outros realities os participantes fazem de tudo para chegar a final e conseguir o prêmio, aqui a mensagem vai muito mais além, o tempo todo RuPaul prega o amor, transmite mensagens sobre superação e aceitação e a eliminação de qualquer participante nunca é o fim, RuPaul ensina que ali é só o começo do resto da sua vida e que a comunidade drag é acima de tudo uma família. Você chora, você ri, você odeia, mas ainda assim é inegável que exista um reality show que proporcione tantos sentimentos quanto RPDR.

Aqui no Brasil o reality pode ser acompanhado pelo Netflix que tem disponível as temporadas 1 a 6 e pelo Multishow que está atualmente exibindo a sétima temporada, nas opções legendado e dublado.

Fábio Vilain - @ouroboross

2 comentários:

  1. Até que enfim alguém comentou sobre RuPaul’s Drag Race..e esse cara parece manjar sobre o assunto..espero ver mais textos sobre mama Ru e suas meninas...#maisumtextoouroboross

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo muitos leitores pediam para o Votalhada acompanhar o reality.

      Grata surpresa a nova participação do Fábio Vilain na pele do @ouroboross.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.